domingo, 30 de agosto de 2009

Completamente perdidos no éter !

Debaixo de chuva, seis Berliets atascadas, a coluna parada à espera de melhoria do tempo... que mais nos havia de acontecer ?

As transmissões não funcionavam, estivemos completamente perdidos no éter hertziano !



Era preciso avisar Mecula ou o Candulo da nossa situação, para eles não ficarem preocupados.
Mandavam as regras de segurança que o Cmdt da Coluna usasse o caderninho fornecido pelos Criptos e codificasse a mensagem. Assim foi feito, o pior estaria para vir. Ao fim de três longas horas, o operador do rádio ainda não tinha conseguido comunicar com Mecula nem com o Candulo mesmo depois de ter montado a antena dipolo.
O homem perdeu a paciência, já esgotado... deu-se por vencido !

Mandar uma viatura a Mecula era uma missão de grande risco, podiam ser emboscados ou rebentar uma mina.

O Racal funcionava por canais, cada batalhão tinha uma frequência atribuída. Pelos canais normais nada feito... ninguém respondia.
O rádio Racal também tinha um ou dois canais generalistas (emergência). O nosso amigo rádio montador explicou-nos um dia que em casos deste género se podia tentar usar uma estação relé (intermediário) e fazer passar a mensagem de ponto a ponto.
Pertencendo todos nós ao Batalhão dos Rangers, é óbvio que ao longo do tempo fomos "contaminados" pela sua doutrina e quando tínhamos um problema para resolver a tentação era "levar a carta a Garcia" mesmo que fosse preciso ultrapassar alguma legalidade...
Chamamos o operador de rádio a quem dissemos: Um Ranger não tem medo de porradas da Rádio Escuta... ele resolve sempre os problemas !
Vamos usar o canal da emergência, fazer uma chamada geral à frequência... alguém no Niassa, Cabo Delgado ou Tete vai ouvir o nosso apelo.
Dito e feito. De imediato, responde a Força Aérea de Vila Cabral com sinal de rádio nove mais cinco a partir o ponteiro...(pudera, a antena dipolo estava para lá virada).

- Olá Pescador... há algum problema?
Respondemos: O Pescador não consegue avisar a Varina, estamos atascados na picada.
Responderam: Ó Pescador mantém o rádio ligado, vamos já avisar a Varina!

Não tinham passado dez minutos quando a Força Aérea nos chama e nos diz que estava a Varina avisada e sempre que fosse preciso eles estavam ao nosso dispor.

Afinal foi tudo tão fácil... a experiência e aquele profissionalismo dos homens das transmissões da Força Aérea resolveram o nosso grande problema em duas penadas.
São estes exemplos, de grande solidariedade e grande cumplicidade, muitas vezes à revelia das NEPs e outras legalidades... que cimentaram a nossa amizade e por isso aqui estamos trinta e nove anos depois a dedicar este post aos camaradas da Força Aérea de Vila Cabral que em 1970/72 tanto nos ajudaram.
Um abraço para todos eles.

Um conto de:
Ernesto Fernandes
Ex-furriel miliciano sapador do BCaç. 2914

Sem comentários:

Enviar um comentário