sábado, 1 de agosto de 2009

Os PIONEIROS de Mecula - (1)

A primeira unidade militar de Mecula, no período da guerra colonial, foi um Destacamento da Companhia de Caçadores de Marrupa.
O Alferes Miliciano Francisco Vaz Lourenço, que comandava o pelotão que se instalou em Mecula no ano de 1961, torna-se assim no 1º CMDT de tropas a chegar à Serra Mecula.

No seu primeiro contacto com o nosso blogue, escreveu assim:
"Depois do Cap. Curado que na 1ª Guerra travou no cimo da serra de Mecula uma batalha com os alemães, fui o 1º "comandante" que de Junho de 1961 até Abril de 1962, "ocupou" com o meu Pelotão a Serra de Mecula; regresso a Marrupa em Abril, onde estava a Companhia, para em Outubro de 1962 avançar com o Pelotão para Gomba, onde estive até fins de Abril de 1963, quando terminei a minha comissão em rendição individual !!!
Sou o Francisco Vaz Lourenço, Alf. Mil. da Companhia de Caçadores de Marrupa.
Um abraço para todos os que passaram e sofreram, e honra aos que a morte terá levado. Gostaria de conversar com alguém que se disponha a fazê-lo.
Vaz Lourenço----Castelo Branco
" - (fim de citação).

Vai ser interessante sabermos (48 anos depois...), como era Mecula naquele tempo, como passavam o rio Lugenda, que tipo de armamento usavam (não havia G3), que tipo de viaturas tinham..., que comiam diáriamente (não devia haver pista de aviação...), etc, etc...
Aguardemos o próximo capítulo dos PIONEIROS de Mecula.

3 comentários:

  1. Gostaria de contactar o Francisco Vaz Lourenço. Sou da zona de Castelo Branco e gostaria de trocar algumas palavras com ele.
    Jose Maria Teodoro 1.º cabo da Cart3558/Bart 3887

    ResponderEliminar
  2. Amigo de Mecula, Teodoro, faça o favor de enviar o seu endereço do e_mail para o serramecula@gmail.com a fim de patrocinar o contacto que deseja.
    Cumprimentos
    O gestor do blogue
    Ernesto P. Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Estive na C.Cac. 2706 e foi com grande satisfação que hoje encontrei o teu blogg, que,efectivamente reporta as situações mais curiosas e dramáticas que por lá se viveram.
    Parabéns e um abraço para todos.

    ResponderEliminar