Tem-se falado muito de minas de "relógio" ou de carretos que só disparavam à passagem de certo número de viaturas. Nunca vi nenhuma, não sei se alguém fotografou alguma...
Tenho outra teoria.
Não faziam falta minas especiais, bastava coloca-las no terreno de forma inteligente e matreira.
Outras vezes éramos nós, que com o nosso desenrascanso ao viajarmos em corta mato fugindo dos trilhos normais, que deixávamos para trás "minas normais" nos trilhos e agora passavam a "minas esquecidas".
Também podia haver colocação de minas de forma inteligente, e quero acreditar que aconteceu várias vezes no meu tempo.
O Cardoso (condutor) morreu à sétima passagem, e o Cardoso (mecânico) morreu depois de terem passado mais de trinta viaturas. São estes dois casos que nos fazem meditar...
Geralmente o IN desenhava o rodado com resto de pneus rebentados... um dia encontrei uma mina com desenho de pneu chocolate... quando o rodado da ultima viatura que passou no trilho era zigzag. Se calhar fizeram o serviço de noite, só tinham aquele carimbo.
Vimos a mina a 5 metros de distância... a nossa experiência já era grande.
Então uma mina colocada fora do trilho, a terra podia ser alisada que ninguém desconfiava..
Qualquer condutor menos disciplinado no fim de coluna podia rebentar uma dessas minas estratégicas ou esquecidas.
Agora reparem como era fácil passar despercebida uma mina fora do rodado... quando se fazia apenas REVIS do cimo da Berliet seguindo a continuidade do rodado!
Nos próximos posts, vou dar dois exemplos concretos para justificar esta teoria!
Um texto de :
Ernesto Fernandes
Ex- furriel miliciano sapador do BCaç. 2914
Tenho outra teoria.
Não faziam falta minas especiais, bastava coloca-las no terreno de forma inteligente e matreira.
Outras vezes éramos nós, que com o nosso desenrascanso ao viajarmos em corta mato fugindo dos trilhos normais, que deixávamos para trás "minas normais" nos trilhos e agora passavam a "minas esquecidas".
Também podia haver colocação de minas de forma inteligente, e quero acreditar que aconteceu várias vezes no meu tempo.
O Cardoso (condutor) morreu à sétima passagem, e o Cardoso (mecânico) morreu depois de terem passado mais de trinta viaturas. São estes dois casos que nos fazem meditar...
Com o detector magnético os homens varriam uma largura maior da picada, mas a andar a 4 a 5 km hora não podiam varrer muito.
Só depois de encontrar uma mina é que se baixava a velocidade de trabalho e a limpeza era maior. Com as PICAS de verga de aço era "sempre a abrir", praticamente só limpavam o trilho.
Só depois de encontrar uma mina é que se baixava a velocidade de trabalho e a limpeza era maior. Com as PICAS de verga de aço era "sempre a abrir", praticamente só limpavam o trilho.
Geralmente o IN desenhava o rodado com resto de pneus rebentados... um dia encontrei uma mina com desenho de pneu chocolate... quando o rodado da ultima viatura que passou no trilho era zigzag. Se calhar fizeram o serviço de noite, só tinham aquele carimbo.
Vimos a mina a 5 metros de distância... a nossa experiência já era grande.
Então uma mina colocada fora do trilho, a terra podia ser alisada que ninguém desconfiava..
Qualquer condutor menos disciplinado no fim de coluna podia rebentar uma dessas minas estratégicas ou esquecidas.
Agora reparem como era fácil passar despercebida uma mina fora do rodado... quando se fazia apenas REVIS do cimo da Berliet seguindo a continuidade do rodado!
Nos próximos posts, vou dar dois exemplos concretos para justificar esta teoria!
Um texto de :
Ernesto Fernandes
Ex- furriel miliciano sapador do BCaç. 2914
O Blogue esta com classe,Parabens,A.B.R
ResponderEliminarSOU ESPECIALISTA EM MINAS E ARMADILHAS, NÃO ESTOU TOTALMENTE EM DESACORDO COM O QUE DIZ,MAS TAMBEM É BEM POSSIVEL A TESE DE RODAS DENTADAS OU MESMO ATÉ COMANDADAS Á DISTÃNCIA.
ResponderEliminarESTIVE EM MOÇAMBIQUE (MUEDA) E FIZ VÁRIAS PICADAS COM MINAS, UMAS DETECTADAS OUTRAS DETECTADAS PELAS BERLIETS(REBENTAMENTO) E INFELIZMENTE POR SOLDADOS 1(MORTOS E MUITOS FERIDOS) ,MAS TAMBEM ACONTECEU QUE ALGUMAS ERA COMO DIZIA REBENTAVAM DEPOIS DE PASSAREM VÁRIAS VIATURAS POR ELAS SEM NADA ACONTECER.
O QUE IMPORTA É QUE O MEU AMIGO E EU ESTAMOS VIVOS ,QUANDO AO RESTO, O RESULTADO FOI TÃO MAU QUE É PARA NÓS TENTARMOS ESQUECER.
UM ABRAÇO A TODOS OS CAMARADAS DE ARMAS.
FURRIEL MIL.DIAS C.CAÇ.4153