terça-feira, 4 de agosto de 2009

Os HORRORES da guerra !

Dois protagonistas desta história, João Maçãs e Ernesto Fernandes.


Às sete da manhã saiu-lhe o "totobola" e às onze o "euromilhões" !



O helicoptero que fez a evacuação do Cardoso


Não tenhamos medo das palavras, para mim foi a maior "cena de horror" da guerra ter que ajudar o enfermeiro da 2707 a tirar o Cardoso (condutor) do Unimog depois de rebentar a mina.
Pegar ao colo no "meu condutor de há cinco minutos atrás", a jorrar sangue com as duas pernas amputadas acima do joelho, é a imagem que tenho gravada na memória e que me persegue há quase quarenta anos!
Recordo que a primeira coisa que fiz foi por a mão nas minhas pernas, e gritar: Meus Deus, eu estou vivo... se não mudo de viatura... nem uma orelha se aproveitava ( a mina tinha rebentado do lado direito da viatura) !
A "culpa" de eu estar vivo foi do Maçãs, fez-me sinal para eu vir para a última viatura um "Pincha Mercedes" onde viajava a minha secção de Sapadores. Havia rapazes a chorar pela desgraça dos camaradas queimados na outra mina das sete da manhã, nós tínhamos vindo em seu socorro e preparar a sua evacuação.

O Cardoso veio a falecer durante a viagem a caminho do Hospital. Para o Cardoso que Deus tem, vão as minhas orações, Paz à sua Alma!

Vou contar a história toda deste episódio, no Arquivo da Serra

Um texto autobiográfico de:
Ernesto Penedones Fernandes
Ex- Furriel Miliciano Sapador do BCaç. 2914

Sem comentários:

Enviar um comentário