sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Chiulézi, uma espécie de Tarrafal !

Toda a gente que foi ao Chiulézi, passou pelo "Chapéu de Coco", tremeu de medo... ali era a segunda "fronteira" da guerra. A primeira seriam as "Pedreiras do Candulo", isto para quem viajasse no sentido de Mecula para o Chiulézi.



A ponte sobre o rio Chiulézi (agora, com um açude novo ?), seria a maior obra de arte da região!


As casernas "fritadeiras" tipo Tarrafal !


A cozinha "tradicional" do Chiulézi.


Uma cozinha reformada pelos novos residentes.

Também um dia passei pelo "Chapéu de Coco" ! Já não me lembra se tive medo (ia acompanhado pelo meu amigo furriel Gomes, isso deu-me alguma confiança...). Naquela viagem no dia 26 de Setembro de 1971, da qual já foi colocado um post neste blogue, em que houve minas fora dos locais habituais... e que tivemos a sorte de as neutralizar. Nesse dia constatei que na mesma guerra havia gente que estava pior do que nós em Mecula... e vivia ali "desterrada e marginalizada" !
Em Mecula havia ventoinhas eléctricas no refeitório do rancho geral, água "encanada" com pressão para fazer "jacuzi", campos de jogos, capela e missa dominical e uma cantina civil com café-restaurante, além do aldeamento para ir "namorar" !
Grande qualidade de vida!
Viver no Chiulézi (dois anos) naquelas condições... foi de facto "um massacre" ou não tendo medo de usar as palavras e dizer: foi um dos "horrores" da guerra colonial !
Hoje sabemos que o stress é das piores doenças.

Compreendo perfeitamente os camaradas da CCaç. 2705 e a sua mágoa e "independência" em relação ao Batalhão.
Foram de facto os mais sacrificados, muito embora os do Candulo também não tivessem umas instalações famosas !
Todos nós, milicianos e restante pessoal, não temos culpas no cartório. Essas decisões eram tomadas em frente ao Neutel de Abreu... na messe de oficiais... pelos "gajos" do Estado Maior!

Entendo que é tempo de voltarmos a reunir o "Batalhão dos Rangers" por inteiro como acontecia em Chaves em 1970 !
Infelizmente somos cada vez menos... este ano também fui ao almoço da CCaç. 2705 e soube há dias que a pessoa que esteve a meu lado já faleceu.
Trata-se do alferes Andrade, que foi vítima de doença cardíaca! Paz a sua alma.


O post de hoje é dedicado aos camaradas de CCaç.2705 do BCaç.2914.

As fotos do Chiulézi foram uma contribuição, para o blogue, de Ferreira Pinto ex-furriel miliciano mecânico da CArt 3556 do BArt 3887, que também esteve no Chiulézi (1972-1974).

Um texto de:
Ernesto Fernandes
Ex-furriel miliciano sapador do BCaç.2914

3 comentários:

  1. Meu Ex-furriel, tenho andado a navegar em páginas web à procura de notícias dos meus ex-camaradas e companheiros da CCaç 2705, embora ainda não tenha encontrado nenhum.

    Li agora o seu texto e muito me fez recordar o que vivemos à 40 anos atrás.

    Gostaria de mais uma vez me incorporar no "Batalhão dos Rangers", como diz, "por inteiro como acontecia em Chaves em 1970".


    Um até sempre ao alferes Andrade.




    Abraço do Ex-1ºCabo Rádio Telefonista

    Joaquim M. R. Paulo (O Óbidos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, sou filha de um ex combatente que está a organizar o encontro militar este ano de 2014, companhia de caçadores 2705, não sei se entretanto encontrou alguém e se tem vindo aos encontros, mas caso isso não tenha acontecido, deixo os meus contatos para dia 24/05/2014 que se irá realizar mais um encontro da comp.caç.2705.915901129/934425359 Sandra Paiva, filha de Fernando Paiva. Obrigada.

      Eliminar
  2. Ninguém se lembra da companhia que a 2705 foi render, a C. Caç. 2550 que "inaugurou " o Chiulezi. Foram meses sem quase nada. Valeu-nos a engenharia. Um abraço para todos do Maia Neves

    ResponderEliminar