domingo, 2 de agosto de 2009

POST INFORMATIVO - (I)

Nos últimos dias lançamos apelos na Blogosfera a todos aqueles que estiveram em Mecula, ou em aquartelamentos no distrito de Mecula, para entrarem em contacto com o blogue Serra Mecula.
É com grande satisfação que anunciamos ter já vários contactos com camaradas veteranos de guerra, de vários Batalhões e Companhias, com documentos publicados na internet e que esperamos dentro em breve tê-los como colaboradores do nosso Blogue.

Ainda hoje, tivemos conhecimento que afinal houve tropas em Mecula antes da Cart 636.

Oportunamente faremos um post sobre este tema, e vamos acrescentar nas unidades militares de Mecula essa Companhia logo que tenhamos a informação confirmada.

Agradecemos a todos que queiram entrar em contacto connosco , façam o favor de utilizar o mail : serramecula@gmail.com.

Só assim nos permite manter os contactos futuros das pessoas visadas com o Blogue, e também dar a hipótese de troca impressões entre pessoas que tenham estado no mesmo local.

Por norma só temos publicado os testemunhos e depoimentos depois de obter a autorização dos intervenientes, por essa razão temos todo o interesse em ter o vosso endereço de mail.


Obrigado pela vossa ajuda
O Gestor do Blogue
Ernesto Fernandes




2 comentários:

  1. Falta a referência à última unidade militar que esteve em Mecula. Trata-se de uma Companhia de açoreanos formada no PREC que foi render a CCS do BART 3887 e a CART 3558 em Junho de 1974.

    ResponderEliminar
  2. Ao então Alf. Resende, (estarei certo ?), puderei informar que a CART 3556, no Chiulezi, foi rendida pela 3ªCCaç/BCaç 4811 que no tempo se encontrava em Tenente Valadim, (hoje ao que parece: Mavago), Mas que este BCaç já teria na altura uns 16 meses de comissão, não sendo portanto formado no PREC.
    Havia nesta CCaç de açoreanos um individuo que deitado no chão conseguia levantar-se com o então 1º Tavares, também ele daquelas ilhas, de pé sobre as mãos e elevá-lo acima da cabeça.
    Nesta CCaç os graduados eram metropolitanos. Fizeram a viagem de Valadim até ao Chiulezi quase que na sua totalidade a pé, pelo Lussanhando, onde ficou um grupo que rendeu os nossos homens, devido à impossibilidade de utilização da picada então existente e por onde apenas uma vez foi efectuada uma coluna de reabastecimento, o que contribuia para agravar o isolamente daquela unidade militar.
    Foi este pequeno grupo que ficou pelo Lussanhando que mais tarde haveria de ser "apanhado" à mão e entregue pela Frelimo em Marrupa (?).

    ResponderEliminar