quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A humilhação do Inimigo !


Viajando pelo trilho normal ou pelo meio da picada em corta_mato a mina rebentava sempre, estava preparada para matar muita gente...


A estratégia do Batalhão dos Rangers de Mecula ( BCaç. 2914) consistia em conquistar o apoio das populações. Para não as hostilizar só era permitido visitar o aldeamento com a farda de saída, como quem vai para uma festa.
Ao contrário quando saíam em serviço, os Rangers, vestiam os camuflados com as camisolas interiores de Rangers à vista...os lenços ao pescoço, e as fitas da HK_21 ao pescoço. Era aquela imagem do poder belicista absoluto. Quem se meter connosco, leva forte e feio. Durante dezoito meses, pensamos que resultou em pleno esta encenação.
Decide então a Frelimo fazer passar a mensagem às populações locais de que castigavam severamente todos aqueles que colaborassem com a tropa.
Assim se explica o ataque à bazucada ao Land Rover onde viajava o Aguenta Inglês (guia) e mais de uma dezena de mulheres e crianças. Foi o maior massacre, ali perto de nós! Catorze mortos.
Os homens da APSICO não perderam tempo, ao publicar o jornal Mtimbo, acusando a Frelimo de só atacar populações indefesas de mulheres e crianças. Foi a HUMILHAÇÃO do INIMIGO !
Óbviamente, não restava outra solução ao IN senão salvar a sua honra... e para isso teriam de dar uma resposta muito cruel e demonstrar às populações que não tinham medo da tropa portuguesa.

Esta "SUPER_MINA" era para matar muito militar e assustar quem ainda tivesse dúvidas.



Passado o cruzamento do Candulo, valeu-nos a atitude "rebelde" do condutor Melo em que se recusava conduzir o Pincha Mercedes no caso dos camaradas não picarem. O alferes Coelho (Sapador) ainda exitou, afinal não havia notícia de haver minas por estas bandas.
Já havia umas "bocas" que eles (IN) haviam de atacar... decidimos "democraticamente" começar a picar. Não havia pressa na missão, apenas se pretendia tirar a medida às tábuas da ponte do rio Incalaué.
Nos primeiros cinco quilómetros nada aconteceu. Segue-se a segunda equipa a do alferes Coelho que só andou cem metros e viu logo a "super_mina".
Inspecionado o local verificamos haver um rego cavado em direcção ao meio da picada. Tiramos de lá 38 petardos, enchemos um saco de lona e paramos de cavar.
Nas duas minas não mexemos, podiam estar armadilhadas.
Segui-se a detonação das minas de acordo com as regras de segurança.
Avançamos mais um km e de novo uma mina metálica anticarro.
Como não resultou esta operação da Frelimo, mais tarde fizeram a primeira e única EMBOSCADA junto á ponte de rio Incalaué na picada de Mussoma / Mecula para provar às populações que afinal não tinham medo da tropa. Houve alguns feridos.

Foi um mau serviço.... aquela acção dos homens da APSICO.... porque foram deitar gasolina no fogo. Não havia necessidade, estava tudo controlado !
Pela boca morre o peixe... podíamos ter morrido muito de nós !

O post é dedicado ao Melo, que "fez o milagre" de nos obrigar a picar. Um grande abraço para o Melo.

Um texto de:
Ernesto Fernandes
Ex- furriel miliciano sapador do BCaç. 2914

3 comentários:

  1. Parabens Ernesto Fernandes por tudo mas, especialmente, por fazeres jus ao trabalho do Melo. O seu ao seu dono! Um abraço ao Melo e outro para ti.
    Jorge Mendes, ex-furriel do BCAÇ 2836 nessas mesmas terras entre 68 e 70

    ResponderEliminar
  2. Naquele tempo, formalmente não havia em Mecula ninguém daquilo que está a ser denominado como APSICO. Havia apenas uns coladores dos cartazes recebidos de Nampula e uns daclilógrafos que passavam a "stêncil" e imprimiam o M'Timbo.
    Após o ataque ao Land-Rover foi de facto elaborado um cartaz policopiado que especulava acerca das razões que levaram a Frelimo àquele violento ataque.
    Das circunstâncias em que o cartaz foi elaborado, de quem foi o autor da ideia, dos intervenientes na discussão acerca das eventuais reacções da Frelimo à provocação que o cartaz constituiria, não vale a pena falar neste momento...
    Os intervenientes estão vivos e de boa saúde. Naquele tempo, mandou quem podia e obedeceu quem devia!

    ResponderEliminar
  3. Tive agora, casualmente, conhecimento do blogue Serra Mecula, que me despertou a atenção uma vez que durante alguns meses também fui "frequentador" daqueles locais. Relativamente ao artigo "A humilhação do inimigo", publicado em 12/08/2009, gostaria de saber se me poderiam informar da data exacta em que ocorreram os factos nele descrito.
    Com os melhores cumprimentos
    Carlos Borges
    carlos.j.borges@hotmail.com

    ResponderEliminar