terça-feira, 1 de setembro de 2009

Heróis de Mecula

Em frente à estação ferroviária de Maputo (Lourenço Marques) existe esta estátua dedicada aos combatentes europeus e africanos (portugueses e moçambicanos) da primeira grande guerra, que combateram a invasão alemã que vinha do Tanganica (***).


Esta imagem refere-se aos combatentes de Mecula


No ano de 1961, o alferes miliciano Vaz Lourenço Cmdt de Mecula visita o túmulo do tenente Viriato Lacerda, prestando a merecida homenagem ao herói ali sepultado.


Esta campa de Viriato Lacerda foi fotografada por Fernando Ferreira furriel miliciano fotocine do BCaç. 2880 / BCaç.2914, no ano de 1970.


O tenente Viriato Lacerda tombou em combate na Serra Mecula no ano de 1917, pertencia à 21ª Companhia do Capitão Curado, encontra-se sepultado na serra junto à antiga administração de Mecula Velha.

Depois de resistirem alguns dias (3 a 8 de Dezembro) à invasão alemã, os portugueses acabaram por perder a posição militar de defesa da Serra Mecula.
São os primeiros combatentes da Serra Mecula. O post de hoje é dedicado aos Heróis de Mecula da primeira grande guerra mundial.

Para ler a história completa do assalto à Serra Mecula

(***) Tanganica foi uma república do leste africano pertencente à Comunidade Britânica, cujo nome veio do Lago Tanganica, que formava sua fronteira ocidental. Foi uma colónia alemã desde o ano de 1880 até 1919. Após a Primeira Guerra Mundial, foi colónia britânica entre 1919 e 1961. Em 1964, foi unida à ilha de Zanzibar, formando a Tanzânia---(fonte: Wikipédia)

Sem comentários:

Enviar um comentário