domingo, 7 de fevereiro de 2010

As travessias do Lugenda

 
O transporte do "petróleo" no "catamaran" do Carlindo.



Os Pioneiros de Mecula (pelotão da CCaç. de Marrupa ).



O "almirante" do Lugenda, era o cantineiro Carlindo.



 
Os militares da CART 1595 que estiveram em Mecula.


Segundo o que consta na III parte, publicada no Livro do Batalhão de Caçadores 1906, ficamos a saber o seguinte:

No dia 8 de Março de 1967 começaram as CCAÇ 1653 e CCAÇ 1655 a sua viagem para Mecula, mas em virtude da falta de ponte no Rio Lugenda a travessia foi morosamente feita em batelão e assim, a CCAÇ 1655, com toda a sua impedimenta, só conseguiu chegar àquela localidade passados oito dias, depois de acampar nas margens do grande rio onde os pirilampos, as aves que assobiam e os animais selvagens causaram alguns sustos e fizeram sentir aos «novos» que estavam no «mato» - (fim de citação).

Para saber (+), sobre o BCaç. 1906, pode ler no Arquivo da Serra.

4 comentários:

  1. Que devo dizer?
    Que vou criticar o trabalho imenso que tem sido apresentado?
    Não. Não é uma critica.
    No entanto penso que não será despropositado lembrar que algumas destas fotografias "são repetidas" já foram publicadas com data de 14 de Agosto do ano que acabou há uns dias atrás. Assim como a do monumento de Mecula pintado com as cores da bandeira de Moçambique me parece estar colocada duas vezes.
    Cumprimentos

    FPinto

    ResponderEliminar
  2. Cada um faz o que pode !
    Na falta de melhor, para ilustrar as diferentes histórias, se tivermos de colocar algumas fotos "repetidas", qual o problema?
    Neste caso, foi uma espécie de "revisão" da matéria dada, ilustrando as diferentes fases das travessias do Lugenda. De qualquer modo "registamos" a vossa observação...
    Cumprimentos
    Ernesto P. Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo, Ernesto P. Fernandes, vi seu convite de contacto em: http://mocambique.wordpress.com/2007/08/25/marrupa-rua-principal-desta-vila-localizada-na-provincia-do-niassa/; Aqui estou, para lhe dizer que pertenci à CCS do BART 639, que esteve em Marrupa, de Agosto 1964, a Outubro 1965. Ao ver aqui, neste blogue, as imagens dos batelões do Lugenda, fez-me recordar o longínquo dia 08/12/1964 em que atravessei esse rio, num batelão para ir a Mecula, com regresso a Marrupa, no dia imediato, levar duas cargas de materiais de construção para o futuro quartel. Naquela data apenas estava ali destacado um pelotão da CART 636 utilizando as antigas instalações. Mais tarde foi ali colocada toda a CART 636 onde permaneceu até OUT.66. Um abraço. Fernando Pereira, 1º. cabo radiotelefonista. Email: novais.fernandopereira@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Pertenci à CCMarrupa, a qual depois ter estado no Cabo Delgado (Pundanhar 1965/66), voltou a Marrupa...
    De Marrupa estive destacado no Lugenda, onde havia um nativo já de avançada idade a quem chamavam de "Almirante" e que tinha sido corneteiro do Alferes Craveiro Lopes na guerra contra os alemães...
    Já há muita coisa de que não me recordo, até porque sendo de rendição individual na CCMarrupa, é a 1ª vez que entro em contacto com alguém que andou pelos mesmos locais que eu...mas creio não estar enganado ao afirmar que foram dois pelotões da minha Companhia e um outro vindo de Vila Cabral que substituiram a CART 636 no seu regresso a L.Marques para virem para Portugal...
    Em Mecula havia um conjunto musical da Companhia que se chamava se não me engano, qualquer coisa como... ?? do Rovuma, já não me recordo do 1º nome...
    Depois fui substituir um pelotão que estava em Chamba e outro pelotão da minha Companhia foi para Gomba...
    Eu era o Furriel Enfermeiro Martins da CCMarrupa e estive nessa Companhia de Dez.1965, creio que a Junho de 1967...tive azar porque se perdeu o meu requerimento a pedir transferência para L.Marques...

    Um abraço para os que pisaram aquelas terras...e boa saude para todos...

    ResponderEliminar