sexta-feira, 10 de julho de 2009

O "derby" do esparguete



.........
Em duas mesas de dez elementos, com os números colados nas costas, estavam representadas as duas companhias aquarteladas em Mecula.
O furriel enfermeiro Castela colocou de prevenção a enfermaria, com maqueiros e enfermeiros equipados a rigor, não fosse o diabo tece-las e morrer alguém de congestão.
Quando o médico, Dr. Lima, foi informado do que se estava a passar no refeitório do rancho geral, o resultado já era um empate de cinco a cinco.... dez terrinas de esparguete e zebra já tinham sido "papadas". Logo de imediato o Doutor proibiu o vaguemestre de fornecer mais comida aos concorrentes.
..........

Tanto o Castela como o Martins, juraram que jamais voltariam a promover outro evento para o desempate. Quando verificaram que aqueles "comilões" não eram capazes de parar de comer enquanto houvesse zebra nos pratos!

3 comentários:

  1. Estes concursos foram realizados várias vezes e as equipas eram seleccionadas de forma mais rigorosa do que que a actual Selecção Nacional de Futebol. Os que no decorrer do concurso davam parte de fraco iam para o "banco" no Jogo seguinte. Quem deve saber isso tudo é o Costinha "Avintes" que era, por razões compreensíveis, o respeitado capitão de equipa e não perdoava aos que perdiam por falta de apetite. Não se esqueçam que havia prémios! Os vencedores eram nomeados "Lateiros de dia", ficando de "serviço" até ao concurso seguinte e, tinham direito a usar a respectiva braçadeira: uma de lata de litro, creio que de óleo auto (ou de fruta em calda?) à qual era retiradas a tampa e a base e aplicada uma tira de cabedal. Erá igualzinha às de Sargento e de Oficial de dia, só que fabricada em "lata" como convinha aos lateiros!
    Foto-Cine

    ResponderEliminar
  2. Fernando Ferreira(Fotocine) refere-se aos campeonatos individuais de "Lateiro Dia".
    Foram esses campeonatos (uma espécie de casting) que permitiram formar as duas selecções para o DERBY.
    O DERBY é uma finalíssima que o Martins organiza e que o Castela "cobre" com a sua logística da Enfermaria.
    Conforme se diz no post o "JOGO" acabou empatado por falta de esparguete!
    A partir daqui, continuaram as iniciativas individuais... mas sómente por conta e risco dos intervenientes.
    Ernesto Fernandes

    ResponderEliminar
  3. Júlio Marques CCS do Bcaç 283612 de julho de 2009 às 19:55

    Dois anos depois as coisas devem ter mudado muito, a carne de Zebra era a última que nós comíamos e o caçador, um Sipaio, só tinha autorização de caçar Zebra na época das chuvas, a caça era mais difícil, na seca o caçador esperava nos pontos de água. Tínhamos sempre carne quanta queríamos de outras espécias e dividíamos com a aldeia.

    ResponderEliminar