quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mecula Aldeia Global





A partir do momento em que o nome de uma terra começa a ser indexado nos servidores da internet, essa terra torna-se numa Aldeia Global.
Mecula já era conhecida pela sua história militar e ultimamente como sede da Reserva do Niassa.

De agora em diante, com os nossos "posts" colocados na blogosfera, nada será como dantes. Esperamos continuar a cumprir a nossa divisa, - "para que a terra não esqueça"-, ajudando a projectar o nome de Mecula na cena internacional.

Em 1948 Henrique Galvão, na Ronda de África, escrevia sobre estas terras:
"Tudo nesta serra recatada e perdida em lonjuras do Niassa se junta para a tornar encantadora: o isolamento quase insular, a deliciosa movimentação do seu relevo, os seus silêncios profundos, uma espécie de virgindade selvagem, difícil, ainda quase inacessível. "

Durante o período da guerra colonial, esta terra fez "apaixonar" por África milhares de combatentes portugueses.

Nos tempos modernos quem visita terras de Mecula sente o mesmo fascínio, basta ler o relato de viagem do nosso "enviado especial" onde ele diz:
"Mecula estava no centro da Terra... a Serra ao lado dourava-se com os primeiros olhares do sol, o nevoeiro disperso aqui e ali pintavam o quadro de magia. Acendi o lume e fiz meu café enquanto contemplava o Cenário. A população vive de uma agricultura de subsistência e em conflito constante com a Natureza. O parque proíbe a caça e homem e elefante disputam o território, sempre com vantagem para o Paquiderme. Estima-se que na Reserva existam milhares de elefantes, muitos leões, leopardos, búfalos, zebras, e milhares de outras espécies de antílopes. O rio Lugenda tem muitos hipopótamos e crocodilos."

Mais palavras para quê?
Mecula é terra de boa gente. Tem os moçambicanos em Mecula, a sua "galinha dos ovos de ouro"! Passo a passo, com calma, esperamos que saibam tirar proveito dela em benefício das suas populações locais e consigam um dia classificar este tesouro como PATRIMÓNIO da HUMANIDADE.

2 comentários:

  1. Será que hoje consigo enviar o meu comentário? Mas quem sou eu? Depois do Cap. Curado que na 1ª Guerra travou no cimo da serra de Mecula uma batalha com os alemães, fui o 1º "comandante" que de Junho de 1961 até Abril de 1962, "ocupou" com o meu Pelotão a Serra de Mecula; regresso a Marrupa em Abril, onde estava a Compnhia, para em Outubro de 1962 avançar com o Pelotão para Gomba, onde estive até fins de Abril de 1963, quando terminei a minha comissão em rendoção individual!!!
    Sou o Francisco Vaz Lourenço, Alf. Mil. da Compnhia de Caçadores de Marrupa. Um abraço para todos os que passaram e sofreram, e honra aos que a morte terá levado. Gostaria de conversar com alguem que se disponha a fazê-lo. Vaz Lourenço----Castelo Branco

    ResponderEliminar
  2. Nem imagina a importância do seu depoimento.
    Meu caro "alferes" Lourenço, envie o seu mail para serramecula@gmail.com para fazer parte na nossa equipa.
    Afinal antes de 1964 houve tropas em Mecula!
    Contamos consigo a partir de agora... este blogue é PROPRIEDADE de todos os visitantes da Serra de Mecula, ou seja tabém é seu.
    Um grande abraço
    O gestor do blogue
    Ernesto Fernandes

    ResponderEliminar