terça-feira, 28 de julho de 2009

Minas, armadilhas e criatividade latina !

Já não bastavam as minas para dar cabo das nossas "Berliets", só faltavam agora estas "pontes armadilhas" para nos pregarem grandes sustos.
Pela posição da viatura não deve ter morrido ninguém (grande sorte)... houve ali um pauzinho que fez o milagre!
Ao checa e ao borracho, Deus põe a mão por baixo!
Os leitores deste blogue, que não foram à guerra, já algum dia imaginaram passar com uma viatura carregada com bidons de gasolina ou gasóleo por cima destas pontes ?



Depois do sucedido, a primeira coisa que nos podia vir à ideia era pegar no rádio "Racal" chamar a Força Aérea e pedir o auxílio de um Puma !
No exército de um "Império Colonial", seria o mínimo que se podia exigir !


Na falta dos tais meios aéreos, também se podia mandar um rádio ao sargento mecânico instalado no quartel de Mecula. O seu camião_grua também seria uma boa solução para este problema !



A realidade era bem diferente, estas são as imagens reais:
Nem dá para acreditar, aqueles "rapazes latinos" do BCaç. 2836 puseram a sua "criatividade a funcionar". Debaixo do perigo, frente à morte, na luta pela sobrevivência... com uns troncos e (talvez..??) com a ajuda de alguma "Berliet_irmã_gémea" da acidentada conseguiram colocar a viatura em terra firme!
Era assim, todos os dias, em todos os lugares!


Este exemplo espelha bem, os perigos, os sacrifícios, as dificuldades a que esteve sujeita toda uma geração que passou pela guerra colonial.
Estas são imagens reais de cenas da guerra, bem diferentes das que estamos habituados a ver nos nossos televisores e no cinema.

Estas duas fotos, da Berliet, são uma preciosa colaboração para o blogue de Júlio Marques do BCaç. 2836.

Sem comentários:

Enviar um comentário