sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Caçadas em África - Cap. II

Nascer do Sol em Mecula em 1970


Nascer do Sol em Mecula em 2009

Ainda alguém se lembra de que lado nasce o Sol em Mecula ?

Naquele tempo "nascia" (risos) do lado da pista de aviação !
Mecula fica no hemisfério sul, o sol "movimenta-se" no sentido contrário ao que estamos habituados na Europa. ( Quem gira é a Terra como sabemos, mas nós o que vemos é o Sol rodar em relação ao nosso cenário, neste caso a serra Mecula).
O facto de estarmos (naquela data) no hemisfério sul era um pormenor importante, cujo desconhecimento tramou a vida a dois caçadores aventureiros !


António Morais ex-alferes ranger da CCaç. 2707 publicou outro artigo numa conhecida revista de caça, a propósito da sua experiência sobre caça grossa e das dificuldades de orientação na selva africana, e escreveu o seguinte:
" Lembro-me que um mês depois de termos chegado, dois furriéis saíram sózinhos para caçar e isso valeu-lhes três dias sem encontrarem o caminho de regresso à base, tendo o meu pelotão encontrado os caçadores, bastante exaustos e sobretudo deprimidos, quase vinte quilómetros do local donde haviam partido.Foram inclusivé perseguidos por um leopardo. Qual não seria o susto e depois a alegria de serem encontrados.
Na selva africana é fácil as pessoas perderem-se, por isso o guia local ou o pisteiro nunca devem ser prescendidos.
Quantas vezes partíamos para uma operação e logo à saída víamos um kudo, uma ou várias gazelas ou impalas que caíam sob o fogo da G3, o que interessava de sobremaneira, porque na fronteira com a Tanzânia e em constante intervenção nas tropas especiais, todos estavam fartos de rações de combate.
Uma vez por outra abateram-se elefantes, não pela carne que era oferecida à população, mas pelas pontas, que conservo, ou pelas patas que não guardei." (fim de citação).


O gestor do blogue esteve lá naquele dia... não passava um mês... apenas tínhamos quinze dias de mato!
No dia 28 de Maio de 1970, logo de madrugada, partimos de Mecula para Nantuego fazendo escolta ao nosso Cmdt Coronel Comando Correia Dinis que ia comandar as operações de busca e salvamentos dos furriéis desaparecidos no mato.
Pouco depois de chegarmos a Nantuego, veio um helicóptero de Mueda buscar o Coronel Correia Dinis para uma operação de reconhecimento aéreo da floresta desde Nantuego até Gomba.
Como não tivessem descoberto sinais de vida dos desaparecidos foi de imediato reforçada a busca terrestre através de equipas de pisteiros locais e quase todos os militares da CCaç. 2707.
A escolta que tinha vindo da CCS ficou a guardar o quartel conjuntamente com meia dúzia de militares da própria companhia de Nantuego.
O sucesso desta operação ficou a dever-se à grande capacidade de decisão do Cmdt de Batalhão e do Cmdt de Companhia , dois operacionais excelentes, figuras públicas bastante conhecidas e também ao espírito de sacrifício do restante pessoal da Companhia.
Eu que estive lá e assisti à chegada dos nossos camaradas posso testemunhar o que vi e o que representou para mim ter vivido de perto aquela situação. Vi o Morais chorar de alegria, quando chegou ao quartel, vi os abraços do Figueiredo e do Pires a todo o pessoal. Se há momentos na vida que nunca se esquecem esse foi um deles !
Recordo ter ouvido o Figueiredo contar o seguinte pormenor:
- No segundo dia perguntou ao Pires de que lado da messe de Nantuego nascia o Sol.
Depois da resposta do Pires, ambos concluíram que estavam a caminhar em direcção a Gomba !
Voltaram para trás... e horas depois o alferes Morais e os seus pisteiros... encontravam os camaradas perdidos.
Foram 54 longas horas de angústia, de sofrimento, que só aqueles rapazes com formação Ranger da Escola de Lamego eram capazes de aguentar ! De igual modo, outros Rangers como o Morais foram capazes de os procurar até ao limite das suas forças !
Não havia GPS, telefone via satélite, telemóvel, Google Earth etc.
Nos tempos modernos há meios tecnológicos sofisticados de orientação. Mecula dentro em breve vai ter uma antena de telemóvel da operadora MCel ! Quem diria !
Naquele tempo a orientação fazia-se pelo Sol.
Foi o desconhecimento do facto de que estavamos no hemisfério sul que tramou os "checas" !
Aos meus amigos, António Figueiredo e Emídio Janela Pires do Sabugal, a quem dedico o post de hoje do nosso blogue, envio um grande abraço.
Foi com vocês que aprendi muitas coisas sobre África, desejo-Vos muitos anos de vida !

Sem comentários:

Enviar um comentário