segunda-feira, 1 de março de 2010

Em jeito de balanço


Já publicámos mais de 150 POST´s no Serra Mecula, é tempo de fazermos o balanço da vida do blogue.
Que fizemos, de que falámos, para merecermos a atenção dos nossos visitantes?

Falar do PREC, das consequências da descolonização, das injustiças da guerra, da face oculta da guerra e dos oportunistas que ganharam dinheiro com ela, são tudo temas fracturantes que ultrapassam as fronteiras deste blogue. Ponto final.

A blogosfera está repleta de blogues sobre esses temas, autênticos alambiques de ódio e maldizer; a concorrência é tanta que o Serra Mecula junto deles não tinha lá grande futuro.
A nossa janela de oportunidades passou por falar das coisas boas, da obra feita que deixamos em África, da nossa auto-estima como portugueses que ao longo dos séculos souberam dar lições ao mundo.

Alguns camaradas veteranos de guerra dizem não entender “o interesse em fazer uma história de sucessos na zona do Niassa”, considerando o blogue Serra Mecula de "estórias" demasiado cor de rosa e com um discurso politicamente correcto onde até os indígenas passaram a chamar-se moçambicanos !

Meus caros amigos de Mecula, a missão a que nos propusemos foi fazer deste blogue um ponto de encontro das pessoas que ainda gostam de África e se sentem felizes quando lhes trazemos à memória acontecimentos do passado que fizeram parte das suas vidas.

"O caminho faz-se caminhando"... deixem-nos caminhar, ainda temos muita picada pela frente para palmilhar !

Um texto de opinião de:
Ernesto Penedones Fernandes
Ex-furriel miliciano sapador do BCaç 2914

4 comentários:

  1. Comungo da opinião do companheiro Ernesto Penedones.
    Quase todos os dias visito este nosso blogue, porque apesar das dificuldades que passei naquelas terras do Niassa, gosto de estar informado da situação actual de Mecula e de todo o historial do antes e depois e que ja por aqui passou.
    Parabens a todos os colaboradores e um grande abraço do

    Teodoro - 1.º pelotão da Cart-3558 - Bart-3887

    ResponderEliminar
  2. Amigo Ernesto,concordo em absoluto,com a forma como tem dirigido o blogue.Claro que também entendo,que todos os problemas, que existiram com a guerra das colónias,devam ser discutidos,em sítios que se proponham discutir
    esses assuntos.
    Por isso felicito-o pela forma como tem dado a conhecer,através da blogosfera,a passagem de uns quantos,que consciente ou inconscientemente,contribuiram por fazer história comum entre Portugal e Moçambique
    Um abraço
    Irlando Tavares

    ResponderEliminar
  3. Caros Amigos.
    Tive conhecimento deste blog através de um amigo também ex-combatente. Fiz igualmente serviço militar em Marrupa de 1970 a 1972, tendo efectuado dezenas de operações na zona de Mecula e Mussoma. Fui Fur Milic na CART 2785 que estava sedeada em Marrupa num aquartelamento á entrada de Marrupa quando se chegava de Mecula. Numa noite em que não posso precisar a data exacta eu e o meu Grupo de Combate com mais alguns militares a reforçar fomos socorrer uma coluna que tinha sofrido uma mina para os lados de Mecula. Tivemos conhecimento desse acontecimento através de uma mensagem oriunda de Vila Cabral, porque esa coluna penso que não conseguia ligação directa para Marrupa. Voltei a Marrupa em 2004. Cumprimentos. Samuel Peixoto - Ex Fur Mil da Cart 2785

    ResponderEliminar
  4. José António Santos22 de março de 2010 às 09:39

    Amigo Ernesto
    Continue na mesma linha que vai lá chegar.
    Visitante "compulsivo" do blog, congratulo-me pelo facto de o mesmo ter ultrapassado a bonita barreira das 10.000 visitas.
    Um abraço a todos que de alguma forma ficaram ligados a Mecula e às suas zonas limítrofes.

    José António Santos - Ex-Fur.Mil. Cart 3558

    ResponderEliminar