terça-feira, 2 de março de 2010

As ÚLTIMAS SENTINELAS

Ainda estão de pé, quarenta anos passados, as torres de vigia de Mecula.

Afinal não foram as tropas do BART 3887 as ÚLTIMAS SENTINELAS do quartel de Mecula !

O BART 3887 foi uma das unidades militares que esteve em Mecula durante toda a sua comissão de serviço e para cúmulo do azar, na semana em que esperavam vir embora, aconteceu o 25 de Abril de 1974.


Enquanto nas ruas de Lisboa, a extrema_esquerda gritava: Nem mais um soldado para as colónias...  os militares do BART 3887 "desesperavam" em Mecula a olhar para a parada para ver se vinha alguém  para os render !
Tiveram que esperar (dar mata_bicho) em Mecula até Junho para serem rendidos por uma Companhia de Caçadores de um Batalhão de Açoreanos.

Quem “ apagou a luz e fechou as portas da guerra - em Mecula - foi a 3ª Companhia do Batalhão de Caçadores 4813.

No Chiulézi foi a 3ª Companhia do BCAÇ 4811 - (Batalhão de Açoreanos).
No Candulo foi a 3ª Companhia do BCAÇ 19 - (Batalhão de Moçambicanos).

Aqui fica o esclarecimento, para que conste e fique registado na História Militar de Mecula.

(A foto da parada de Mecula foi uma contribuição de Anacleto).
Um texto de:
Ernesto Penedones
Ex-furriel miliciano sapador do BCaç. 2914

1 comentário:

  1. Meu nome; e Fernando Medeiros Barbosa e também venho destemunhar que o que esta escrito no comentário e correto eu fui militar do Batalhao 4813 e era 1% cabo da 3% Companhia do BCac, que foi render 3887,ficamos mais tempo na Amadora por causa do 25 de Abril e com a remota esperanca de não seguir para Moçambique cumprir nossa missão,no entanto sabíamos que havia batalhões que ja tinham acabado sua missão e que necessitavam regressar a Portugal nada mais justo nossa companhia ficou devidida em três lugares,mas que por acaso so me lembra de dois que foi onde estive eu e alguns companheiros fomos destacados para Gomba,mas nosso comando era Mecula onde estava o Capitao da companhia com dois poletoes se não me engano, regressamos a Mecula alguns meses depois conheço muito bem a historia dos últimos acontecimentos de nossa companhia, durante aquela ultima missão dos militares portugueses na famosa zona de Mecula na verdade fomos os ultimos a estar ali,aonde aprendi licoes de vida,de emoções fortes tanto de tristeza como de alegrias e amizades que carrego comigo durante esses 41 anos desde aquela data,so agora o mundo computarizado chegou as minhas mãos so por isso e que meu testemunho chegou tarde,obrigado a quem abriu o site estão de parabens!!!

    ResponderEliminar