Já publicámos mais de 150 POST´s no Serra Mecula, é tempo de fazermos o balanço da vida do blogue.
Que fizemos, de que falámos, para merecermos a atenção dos nossos visitantes?
Falar do PREC, das consequências da descolonização, das injustiças da guerra, da face oculta da guerra e dos oportunistas que ganharam dinheiro com ela, são tudo temas fracturantes que ultrapassam as fronteiras deste blogue. Ponto final.
A blogosfera está repleta de blogues sobre esses temas, autênticos alambiques de ódio e maldizer; a concorrência é tanta que o Serra Mecula junto deles não tinha lá grande futuro.
A nossa janela de oportunidades passou por falar das coisas boas, da obra feita que deixamos em África, da nossa auto-estima como portugueses que ao longo dos séculos souberam dar lições ao mundo.
Alguns camaradas veteranos de guerra dizem não entender “o interesse em fazer uma história de sucessos na zona do Niassa”, considerando o blogue Serra Mecula de "estórias" demasiado cor de rosa e com um discurso politicamente correcto onde até os indígenas passaram a chamar-se moçambicanos !
Meus caros amigos de Mecula, a missão a que nos propusemos foi fazer deste blogue um ponto de encontro das pessoas que ainda gostam de África e se sentem felizes quando lhes trazemos à memória acontecimentos do passado que fizeram parte das suas vidas.
"O caminho faz-se caminhando"... deixem-nos caminhar, ainda temos muita picada pela frente para palmilhar !
Um texto de opinião de:
Ernesto Penedones Fernandes
Ex-furriel miliciano sapador do BCaç 2914