sábado, 10 de julho de 2010

No centro de Marrupa

A "avenida" principal de Marrupa, avistando-se a torre da Igreja do lado direito da foto.


Junto do Mercado Central de Marrupa e do Polidesportivo


O Polidesportivo com as tabelas de Basquetebol


O edifício do Tribunal Judicial de Marrupa


A delegação de Marrupa do INAS- Instituto Nacional de Acção Social


O meio de transporte colectivo mais usado em Moçambique, as carrinhas conhecidas por "Chapa" !

As fotos são uma contribuição de João Penedones

5 comentários:

  1. Cheguei aqui por acaso e como as minhas recordações "andaram" tão rapidamente...
    A torre da Igreja...
    Com soldados da minha companhia (CCMarrupa anos de 1966/67)cortei alguma da madeira que foi usada nos interiores...
    A seguir à Igreja do mesmo lado, um pouco mais adiante era o aquartelento da minha Companhia...
    É bom "andar para trás" no tempo...
    Frente à Igreja era uma Cantina...
    Abraço
    Antigo Furriel Milº Enfermeiro Martins (1965/1967)

    ResponderEliminar
  2. Já agora uma informação...:
    À saída de Marrupa para o Lugenda, junto da ligação ao Aeródromo de Marrupa, havia um monumento a NªSª de Fátima, cuja imagem por acaso eu ajudei a colocar no cimo do monumento, com pessoal da minha Companhia (CCMarrupa), creio que no ano de 1966...
    Será que ainda existe ou não resistiu à mudança...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Maximino Martins

      Estive na Compª Caç. Marrupa, cheguei em Fevº de 1970, estava a Compª sediada em Maua.
      Entre em contato comigo, para:
      lavis@mail.telepac.pt
      Cumprimentos,

      Joao Silva

      Eliminar
  3. Agradecemos a Maximino Martins que envie o seu endereço de email para o mail de nosso blogue:
    serramecula@gmail.com
    Cumprimentos
    E.Penedones

    ResponderEliminar
  4. ola a todo o pessoal que esteve em Marrupa entre 66 e 67. Chamo-me Telmo Mascarenhas e fui cabo-miliciano da comp. de Cacadores de Marrupa de Fevereiro de 66 ate, creio, fevereiro de 67. Fui apanhar a companhia ainda em Pundanhar, Cabo Dlegado e em Maio de 66 fui com a companhia para Marrupa. Lembro-me de ti furriel Martins. Incrivel, porque perdi a memoria desses tempos e quase nao me recordava de ninguem e ao ver a tua post veio-me a memoria a tua imagem. Tinhas oculos creio e eras das pessoas mais porreiras dentro os sargentos. Nem sequer me lembro quando ascendi a furriel miliciano, mas julgo ter sido ainda em marrupa. Gostaria que me avivasses a memoria com factos e fotos, amigo Martins. Apenas tenho recordacoes bem fortes do ataque que sofremos perto de Metarica quando fomos socorrer uma companhia de checas que tinham chegado a pouco de Portugal, que andarqm perdidos no mato 1 semana(!!!) ou mais. Lembro-me que o capitao que estava conosco e tinha vindo para o destacamento por castigo se borrou de medo. Lembro-me do meu colega Pascoal, de origem indiana e que estava na minha palhota e tive que empurra-lo para fora no meiom do ataque, E, ja agora, me lembro que tive um medo do caracas mas que superei, mas o medo tolheu-me a voz e quando eu dava ordens aos meus homens a voz tremia. Lembro-me do comandante da companhia que era um otimo guitarrista, dizem ate que dos melhores em guitarra classica em Portugal. Lembro-me que o furriel mecanico enfiou o barrete a um alferes de Cuamba para justificar o desaparecimento de um motor de Jeep Wyllis(vendido a um cacador) dizendo que havia sido a formiga muchem. Lembro-me tambem das cacadas que faziamos e do Souza(cacador e cantineiro) de Nanlixa. Estou em Mocambique, Maputo, sou terapeuta e meu e-mail para quem quiser partilhar esses anos tao longinquos; telmo_gama@yahoo.com.br. Desejo a todos quantos comigo partilharam esses momentos um Feliz Ano NOVO

    ResponderEliminar