sábado, 3 de abril de 2010

A Páscoa em Marrupa

No quartel de Marrupa celebrou-se uma missa campal, na Páscoa, no ano de 1965, participando nela a CART 636 e a CCS do BART 639.



Os Oficiais  e suas famílias também foram assistir à missa da Páscoa em Marrupa.


O estandarte da CART 636 junto ao altar na hora da comunhão pascal.

As fotos são uma contribuição do António Magalhães ex-1ºcabo da CART 636 do BART 639.

NOTA: Está corrigido o Post da Páscoa. De facto os edifícios do quartel de Mecula não tinham aquelas janelas superiores... foi fácil comprovar que esta Páscoa não tinha sido em Mecula como tinhamos anunciado.
Consultados vários intervenientes viemos a confirmar que de facto foi em Marrupa.
A CART 636 só em Junho de 65 é que se instalou em Mecula.

4 comentários:

  1. Então sendo assim, a CART636 deve ter saído de Mecula em 67...
    Eu era furriel enfermeiro na CCMarrupa e fiz parte do Pelotão que juntamente com um outro vindo de Vila Cabral substituimos tropas da CART636 em Chamba e outros foram para Gomba...
    Ainda me recordo quando cheguei a Mecula já noite, depois de uma viagem que não correu lá muito bem entre Marrupa e Mecula que levou um dia inteiro (de fome...), andar à minha procura o furriel enfermeiro (eu era o seringas de Marrupa...) com uma garrafa de aguardente na mão, para celebrar o regresso a L.Marques e caminho para Portugal...
    Bem, eu que estava sem comer...bebi um golo e apanhei a maior carraspana da minha vida...

    Um abraço do antigo Furriel Martins (CCMarrupa)

    ResponderEliminar
  2. Afinal, consultando alguns apontamentos, conclui que essa minha ida para Mecula deve ter sido em finais de 1966 e não inícios de 67 como eu sopunha...
    Eu peço desculpa por esta intrusão neste blog que é para os camaradas que passaram por Mecula...
    Mas como eu "também acabei por passar", para que alguns de vocês pudessem regressar, espero a vossa complacencia...
    Aliás, estou mesmo convencido que não me julgarão um intruso...

    Boa saude para todos...

    ResponderEliminar
  3. De facto, a CART 636 saiu de Mecula em finais de 1966, com 30 meses de comissão.
    Na altura da comunhão pascal de que as fotografias dão testemunho ainda estávamos em Marrupa, daí a presença do guião da Companhia na cerimónia, celebrada pelo Capelão, Padre Franco (ainda vivo). Dos oficiais fardados de branco, pelo menos 3 já nos deixaram: o Capitão Bilro e os médicos Dr. Rui Soares e Dr. Pereira Marques. Os outros 2 oficiais que estão à frente são o Alferes Marques e o Alferes Esteves (Chefe da Contabilidade). Os 2 que estão à retaguarda eram da CCaçMarrupa, sendo que um deles (com cara de chinês!) era conhecido por Xico "Maning". Na outra fotografia reconheço a minha cabeça e a do Capitão Aragão ao lado do Dr Pereira Marques. À parte as convicções religiosas de cada um, recordo que foi uma cerimónia muito sentida por todos e de grande dignidade. Um abraço a quantos lerem estas breves notas e, em particular, para quantos tive a honra de comandar na 636 Faia Correia (Capitão de Artª.)

    ResponderEliminar
  4. José Faia P. Correia9 de novembro de 2014 às 00:11

    A imagem que se pode ver no altar improvisado é de Santa Bárbara, padroeira dos artilheiros, a qual nos foi oferecida pelas Senhoras do Movimento Nacional Feminino de Penafiel por sugestão minha. Já em Mecula, aproveitando uns sacos de cimento que sobejaram do quartel, o 1º. Pelotão (do Alferes Sampaio) construiu a Capela dedicada à padroeira, onde rezou o Bispo de Vila Cabral, D. Eurico Dias Nogueira, mais tarde Arcebisbo de Braga. Na construção foi notório o trabalho do soldado "Stalin", que tem aparecido nos almoços do Batalhão e não podemos passar sem recordar esses tempos de há 50 anos!
    Faia Correia (Cor. Artª. Ref)

    ResponderEliminar