segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Uma marca do BArt 3887





Trinta e sete anos depois de outro Natal, a guarita da porta de armas que o BArt 3887 ali deixou permanece em pé !
É uma marca deixada por aqueles Visitantes da Serra e que o Povo de Mecula conservou porque a História nunca se deve apagar !
O colonialismo existiu, é um facto histórico, outros Povos exerceram a soberania sobre os territórios africanos. Há sempre algo que fica... no nosso caso português, deixamos a nossa cultura e a LÍNGUA PORTUGUESA em vários continentes e disso sentimos orgulho.

Daqui e agora um grande abraço para o Povo Moçambicano.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal 2009















Também vim visitar a Serra...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MECULA 2009 - Postal de Boas Festas


Com este postal, da avenida nova de Mecula, desejamos (a todos os Visitantes da Serra) as Boas Festas e um Feliz Natal 2009.

Quem diria que o "polígono" militar de Mecula se havia de tornar no "campus" escolar do distrito!
(Click na foto para ampliar)

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O NATAL no Mato (1970)

O Trovador do Chiulézi (saudoso Pedrosa) descreveu nas suas memórias, o seu primeiro Natal vivido no Chiulézi no ano de 1970.

Capítulo XXV - O Natal no mato

Depois de umas valentes centenas de quilómetros calcorreados pelo mato fora, uns mortos e alguns feridos à nossa volta, umas colunas de e para Marrupa e a malvada protecção à Companhia de Engenharia n.º 2686 sempre perigosa, já que, devido ao barulho desenvolvido pelos motores das viaturas de escape livre e das niveladoras, retroescavadoras e outras máquinas, nós estávamos sempre detectados pelo inimigo, lá chegou o tempo do Natal. O calor – Dezembro é Verão em Moçambique – a ausência das canções e do ar que esta quadra põe nas nossas longínquas terras nada o fazia lembrar ali, nos confins agressivos de capim e árvores a perder de vista. O medo de que os terroristas aproveitassem a época para nos fazer ver que ali não era o nosso lugar redobrou a atenção posta no horizonte sempre mudo.
Apesar de todas estas contrariedades, na noite-cedo-ainda-dia lá apareceu o bacalhau e pasme-se... batatas. Fomo-nos revezando dos postos de sentinela para a mesa grande previamente construída na parada ( um risco, dado o ajuntamento ) e lá se passou o dia 24 de Dezembro com o pensamento a voar para nossas casas e de certo com retorno. A tristeza era a única prenda no sapatinho.
Foi aqui que me lembrei do ano anterior em Chaves, que também estive de serviço. No dia de Natal de manhã com outro companheiro de infortúnio saí do quartel com a ideia fixa de lá não voltar naquele dia, nem para comer. Vagueámos pelas ruas da cidade ,sós, no meio das famílias reunidas cujas gargalhadas se podiam ouvir através das paredes. Por volta da hora do almoço, contados os parcos tostões decidimos entrar numa taberna de portões grandes e verdes numa travessa junto ao largo principal. Auscultados os preços das latas de conserva decidimos a nossa ementa por umas ovas de bacalhau, vinho e pão. Vieram azeitonas e com um sorriso da boca grande juntaram a estas, rabanadas, filhoses, pão-de-ló caseiro, jeropiga, bolos secos e até uns rebuçados. A seguir vieram as latas de conserva, o pão e o vinho. De voz baixa interrogámo-nos como iríamos pagar aquilo tudo. Uns sons melodiosos começaram a aproximar-se e um cortejo entrou tasca adentro tocando e cantando as janeiras. Um violino, uma trompete, uma gaita de foles e uma caixa que marcava o ritmo. Uma voz afinada desfiava canções populares. O frio cortante não nos deixava esquecer os 2 graus negativos e só a lenha na lareira à nossa frente o conseguia contrariar. Acabada a música foram distribuídos os copinhos de jeropiga e uns bolos. Lá seguiram a via sacra, de baiúca em baiúca com o som de Natal.
Entretanto acabado o repasto possível, chamámos o rapaz e com a voz a não querer sair perguntámos quanto era a despesa. Resposta pronta: - Boas Festas é o que lhes desejamos.
Retorquimos que ao menos o que tínhamos pedido mas em vão. – Não pagam nada! São militares, estão longe das famílias e a única coisa que podemos fazer é isto! Boas Festas. Se quizerem mais alguma coisa... E à nossa resposta de não obrigado, veio à mesma o presunto, com uma faca, mais pão e vinho. Esta gente é única.
Chamaram-me para ir render as sentinelas. E a realidade estava ali, mas mantive um sorriso de contentamento pelo Natal anterior.