terça-feira, 27 de outubro de 2009

Visita à encosta da Serra Mecula

Os antigos fornos na serra Mecula


Um grupo de Furriéis do BCaç. 2914 em visita à Serra Mecula, ao local onde esteve instalado o primeiro aquartelamento de Mecula.


Faziam parte do grupo, os Furriéis da CCS: Saraiva, Ramos, Lourenço (CCaç.2707), Borrego, Valente, Henriques e Fernando Ferreira (Almeida fez de fotógrafo, está na foto de cima junto ao Lourenço).
Nem toda a gente teve o privilégio de visitar este local dado que era necessário fazê-lo de uma forma organizada, pelos motivos óbvios de segurança.
Apesar do belo passeio e do piquenique, era obrigatório ir armado e preparado para responder a uma possível emboscada (1970-1972).

Junto à antiga Administração, na encosta da serra Mecula, foi aqui que existiu o primeiro aquartelamento de Mecula onde esteve o pelotão do alferes Vaz Lourenço da Companhia de Caçadores de Marrupa (1961).

As fotos são uma contribuição de José Saraiva e Vaz Lourenço.

3 comentários:

  1. Se bem me lembro...
    O objectivo das incursões não era o de ver a "Administração velha". Era sim o de ir ao cimo da serra à procura de ver elefantes e de um hipotético cemitério de elefantes (não me lembro de ter sido visto...), de ver o túmulo (já retratado num post anterior...) e de ver os impressionantes fornos de tijolo pela dimensão e pelo bom estado em que ainda se encontavam. Pelo caminho, visitava-se a "barragem" que abastecia o quartel e o fontenário do aldeamento e, normalmente passeata terminava em passo de corrida debaixo do chuveiro para resolver as comichões (do ainda não citado neste blogue) feijão macaco. Já se esqueceram dele?
    Para encerrar: Era um verdadeiro passeio, não me lembro de haver receios de emboscadas... basta ver os operacionais de arame farpado que participaram para avaliar os riscos da "missão"!!!
    Tenho dito

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá colocar as coisas no verdadeiro contexto histórico e repor a verdade dos factos.
    Pretendo agora justificar o que disse no post e recolocar a questão.
    Nem toda a gente teve a oportunidade de ir visitar aquele local, porque não se subia a serra Mecula desarmado e com a farda de saída como quem ia ver as meninas ao aldeamento.
    Nem tão pouco passava pela cabeça de ninguém pedir a caçadeira ao Castela e ir às rolas para a serra !
    O que foi dito no post, é que mesmo para estes passeios era necessário cumprir as regras de segurança e vocês "aramistas" só foram autorizados pelo Comando a fazer esse passeio porque se tinham organizado num grupo e deram garantias de estarem preparados para tudo o que pudesse acontecer.
    Eu gostava de ter tido a oportunidade de fazer uma visita aquele local e não a tive precisamente porque era impensável ir lá sózinho ou acompanhado com dois ou três amigos !
    Estávamos numa zona cem por cento e se muita coisa não aconteceu... também se deve ao rigor e disciplina operacional das nossas tropas.
    Lembro ao meu amigo Ferreira que foi levar os caçadores muitas vezes (sem riscos de missão) até que ... houve o fatídico dia 22 Novembro de 1971 !
    Sem mais comentários, não mandem papaias !

    Também tenho aqui uma foto dos fornos que vou já publicá-la no blogue.

    Ernesto Penedones
    Ex-Furriel Miliciano Sapador do BCaç. 2914

    ResponderEliminar
  3. Para ser mais rigoroso devo acrescentar ao que já foi dito:
    Não participei na primeira "expedição" por estar ausente de Mecula.
    Participei na segunda "expedição" à serra, que foi realizada numa versão mais aligeirada (sem piquenique), logo a seguir ao almoço na messe.
    O grupo participante está referenciado e documentado na primeira foto deste blogue, sentados no Monumento de Mecula.
    Só cheguei à captação de água por motivo de ter ficado a prestar assistência e manter a segurança de um camarada que teve uma indisposição devido ao cansaço de subir a serra em passo acelarado !
    Óbviamente ninguém se deixava ficar sózinho...
    Assim sendo, não tive oportunidade de visitar nesse dia o local histórico da batalha da primeira guerra mundial, nem ver a campa de Viriato Lacerda.
    Por razões várias nunca mais se realizaram outras expedições...

    Ernesto Penedones
    Ex-Furriel Mil. Sapador do BCaç. 2914

    ResponderEliminar